Vamos começar por aqui as discussões sobre o livro! Alguns já começaram a colocar suas primeiras impressões de leitura no grupo do facebook. Em breve passarei os comentários para cá. Comentem sobre o que acharam/ estão achando do livro!
Maiara Santos (604) A introdução começa chata mas depois fica maneira.
Rayanne Pereira (606) Bem, eu não achei a leitura chata, achei o livro até legal, dá pra conhecer um pouco mais sobre a história dos deuses e sobre como as pessoas realmente tentavam explicar TUDO o que acontecia por meio deles. Só achei o glossário um pouco desnecessário, mas eu gostei de todo o resto.
Gustavo Duarte Oliveira (606) Adorei o livro!!! Desde pequeno sempre gostei de mitologia. Depois que li esse livro me empolguei mais ainda, pois ele fala de todos os seres mitológicos. A parte em que Orfeu... (Para não dar spolier) me deixou muito triste. Quem ainda não leu, LEIA, pois ele é muito legal e interessante.
Matheus Prado (6006) Bom, achei o livro bem interessante, pois me informei de mitos que explicam a criação do universo, dos fenômenos e elementos da natureza, etc.Sendo que achei a leitura um pouco difícil, e tive que consultar o dicionário algumas vezes.Também gostei muito de conhecer uma grande variedade de deuses, heróis e outras criaturas mitológicas greco-romanas que são contadas através do ponto de vista dos seres humanos.
Adriano Antônio (606) Gostei bastante do livro em modo geral, tinha deuses que eu não conhecia mas, fiquei um tempão naquele golssário vendo os deuses...rs ainda não terminei o livro mas estou quase no fim!
Professora Raquel: Rayanne, o glossário só está lá como consulta mesmo, caso alguém fique perdido com o número de informações... Mas se vc achou desnecessário, deve ser porque vc entendeu bem a história.
Professora Raquel: Que bom, Gustavo! A história do Orfeu é a que eu mais gosto também. É triste, mas é linda.
Rayanne Pereira Linda até de mais.
Professora Raquel: Matheus, algumas palavras são mesmo mais difíceis, mas achei que era uma chance de vocês melhorarem o vocabulário também. Será que era mesmo necessário procurar muitas palavras no dicionário? Será que não dava para entender pelo contexto?
Professora Raquel: Adriano, mas o glossário é só curiosidade! É pra consultar! Vê se volta pra história senão perde o fio da meada!
Adriano Antônio (606) Mas tava tão maneiro!
Alexandre (606) Estou gostando muito do livro "entre deuses e monstros" ate porque adoro mitosestou lendo pela segunda vez entao acho q estou no caminho certo!
Sou da 603. Eu, sinceramente, não gostei muito do livro. Não é pela época, nem pela história, mas as palavras eram bem difíceis. A história, ou melhor, as histórias contadas no livro são muito interessantes, mas a que mais me tocou foi a de Orfeu, que não desistiu de sua amada Eurídice e no final aquilo aconteceu. Pelo menos eles acabaram se encontrando depois da morte do homem. Isso de não desistir e se decepcionar depois me lembrou essa fábula que vimos hoje (07/10) na folha 107, a lebre tentou tanto pegar as uvas no pé e ficou frustrada ao descobri que estavam verdes. Confesso que senti muita pena de Orfeu ao longo do livro.
Sinceramente não achei o livro muito "cativante" de ler pois eu confesso que não achei assim "tão" legal. A história pra mim não foi muito empolgante. Mas eu achei muito interessante você passar ele pra gente professora, pois você sabia que muitos eram fãs de Percy Jackson e acho (não tenho certeza se passou por isso) que escolheu-o como o livro do trimestre porque queria nós nos aprofundássemos na mitologia grega e conhecêssemos uma versão mais "ligada" (PJ é uma versão da mitologia atual) a uma versão "original". E quem é novo no assunto, pode pesquisar quem é quem no Glossário. Eu achei o final profundo, mesmo a história não tendo sido tão "legal" pra mim. Quantas furadas o Hípias se meteu! (rsrsrsrsrs) Fiquei MUUUIIITO frustrada com a história de Orfeu, ele podia muito bem ter vivido o resto de sua vida co Eurídice, mas por um erro...JÁ ERA! Porque ele foi olhar pra ela?! Mesmo como "reflexo" pois ela o chamou! Era só esperar atravessar o rio Aqueronte! Frustrante!
Professora, olha eu aqui, comentando no blog pela primeira vez! Se você, por acaso, tiver outra Déborah (com acento no "e" e "h" no final) no sexto ano, sou a Déborah da 603, tá? Vamos lá... Eu, diferente de muitas pessoas, gostei do livro, na verdade, acho que a coisa que eu mais gostei foi a forma com que as palavras são colocadas no texto (principalmente as difíceis, amo as palavras difíceis). Devo admitir que li o livro comparando algumas (muitas) coisas com Percy Jackson e até mesmo tentando adivinhar um futuro para a saga. Em vão. Mas esse não é o caso, quero apenas dizer que foi bem interessante ler outro livro sobre mitologia grega e, talvez por eu já gostar um pouco do assunto, não achei tão "não-cativante" assim, como outras pessoas. Claro que eu achei o final muito frustante, eu esperava pelo menos algo mais impactante, mas como você disse em um dos comentários: "A frustração é uma forma de julgamento tão boa quanto qualquer outra". Mas, falando da história de Orfeu e Eurídice, que eu sei que você quer que todos comentem, não foi tão impressionante para mim: eu já conhecia a história! Sei que você adora a história e tal, mas, no momento, ela só me deixa preocupada e eu já te contei o motivo. É uma história linda, sim, e que revela que o nosso destino pode nos surpreender e as coisas nem sempre vão sair da maneira que esperamos, e essa é outra história com um final frustante! Acho que isso é a mitologia: histórias com finais frustantes. Quantos heróis não morreram querendo chegar à glória? Quantos heróis não sofreram milhares de consequências e não sentiram milhares de dores, não só físicas como psicológicas, por ser quem é, um herói?
Eu estava lendo o glossário (sim, eu sou uma pessoa que lê o glossário, desculpa sociedade) e percebi, não só por ele como ao longo da história, que vários nomes são diferentes. Creio que é porque são linguagens diferente, mas aí vem a preocupação: na prova, eu posso colocar nomes como Ártemis ao invés de Artemisa?
Gostei muito do seu comentário. E, sim, eu também pensei em oferecer a vocês outra visão da mitologia grega que não fosse o Percy Jackson. Não porque o O PJ não seja bom, mas não faz sentido eu oferecer o que vocês já conhecem, né?
Quanto à mitologia ter finais frustrantes: essa percepção é muito importante. Se a mitologia trata do ser humano e de seu estar no mundo, as histórias "frustrantes" talvez queiram nos dizer algo... Que tal pensar nos livros que vocês têm lido? Quantos deles têm finais frustrantes? Por que será? Fica a pergunta pra refletir...
Professora eu achei o livro legal, mas a introdução é chata, porém depois o livro fica interessante e as palavras eu consegui decifrar pelo contexto. Gostei também pq eu amo mitologia então to adorando o livro.
Eu estou gostando do livro, tinha achado o início chato, mas agora estou quase no final do livro. Eu amei a história de Orfeu, mas é triste! Ele passou por tudo aquilo e depois perdeu ela novamente... Mas eu gosto de histórias com finais tristes. Gabriella (606)
Eu estava achando o início do livro meio chato, porque não tinha ação, mas quando Orfeu começou a busca por Eurídice comecei a gostar, pois começou a ação do livro, infelizmente ele perdeu a mulher dele pela 2º vez, mas mesmo achei esse o melhor capítulo. Foi muito legal ter lido esse novo tipo de história. Aluno: Victor Berbat (606)
No início achei que não gostaria do livro, simplesmente pelo fato de ser mitologia. Mas ao iniciar a leitura percebi que estava enganada, principalmente ao ler o conto de Orfeu, que não desistiu de sua amada Eurídice. Conto triste, mas verdadeiramente lindo!! Mellody - 606
Confesso que fiquei assustado com as figuras do livro, mas depois que li gostei. Acho que nunca ia saber sobre mitos gregos, pois nunca me importei com isso, mas agora que li só quero ler livros assim. Adorei os heróis, os deuses e os monstros. Foi uma aventura sem fim. No começo achei o livro chato, mas depois fiquei apaixonado pelas belas histórias de lutas, amor, drama etc. Pra mim " Entre deuses e monstros " foi o melhor livro que li este ano. Achei o livro dinâmico pelo fato de não ser linear e que o livro fala sobre uma história qualquer, mas com grande características gregas, explicando com são os deuses, a relação dos seres, deuses e homens, deuses e monstros, heróis etc. Uma história bem bacana. Aluno: Brenno Pacheco Pastro (606)
Que revelação "bombástica"! Esse foi o livro que mais recebeu críticas (provavelmente porque não consegui ler com vocês em sala como fiz com os outros) e você o considerou o melhor! Que bom.
Mayara Santana (602) Eu achei o livro bom em algumas partes,tipo Teseu e o Minotauro,os deuses e os monstros. Mas em algumas partes foi difícil a compreensão,principalmente de algumas palavras.Minha nota é 8,porque no inicio o livro era muito chato,depois começou a ficar interessante e depois ficou bom.
Tiago José (606) Eu gostei muito do livro, pois ele fala da mitologia grega com um outro angulo que eu nunca tipo lido antes. Acho que ele se diferencia de outros livros de mitologia direcionados aos jovens como Percy Jackson por exemplo, por este fato. Minha nota é 9, porque pra mim a linguagem estava fácil e não tive muitas complicações ao ler mas o texto em muitas partes era bem monótono.
ResponderExcluirAdrielle Rodrigues (604) Eu gostei da introdução.
Maiara Santos (604) A introdução começa chata mas depois fica maneira.
Rayanne Pereira (606) Bem, eu não achei a leitura chata, achei o livro até legal, dá pra conhecer um pouco mais sobre a história dos deuses e sobre como as pessoas realmente tentavam explicar TUDO o que acontecia por meio deles. Só achei o glossário um pouco desnecessário, mas eu gostei de todo o resto.
Gustavo Duarte Oliveira (606) Adorei o livro!!! Desde pequeno sempre gostei de mitologia. Depois que li esse livro me empolguei mais ainda, pois ele fala de todos os seres mitológicos. A parte em que Orfeu... (Para não dar spolier) me deixou muito triste. Quem ainda não leu, LEIA, pois ele é muito legal e interessante.
Matheus Prado (6006) Bom, achei o livro bem interessante, pois me informei de mitos que explicam a criação do universo, dos fenômenos e elementos da natureza, etc.Sendo que achei a leitura um pouco difícil, e tive que consultar o dicionário algumas vezes.Também gostei muito de conhecer uma grande variedade de deuses, heróis e outras criaturas mitológicas greco-romanas que são contadas através do ponto de vista dos seres humanos.
Adriano Antônio (606) Gostei bastante do livro em modo geral, tinha deuses que eu não conhecia mas, fiquei um tempão naquele golssário vendo os deuses...rs ainda não terminei o livro mas estou quase no fim!
Professora Raquel: Rayanne, o glossário só está lá como consulta mesmo, caso alguém fique perdido com o número de informações... Mas se vc achou desnecessário, deve ser porque vc entendeu bem a história.
Professora Raquel: Que bom, Gustavo! A história do Orfeu é a que eu mais gosto também. É triste, mas é linda.
Rayanne Pereira Linda até de mais.
Professora Raquel: Matheus, algumas palavras são mesmo mais difíceis, mas achei que era uma chance de vocês melhorarem o vocabulário também. Será que era mesmo necessário procurar muitas palavras no dicionário? Será que não dava para entender pelo contexto?
Professora Raquel: Adriano, mas o glossário é só curiosidade! É pra consultar! Vê se volta pra história senão perde o fio da meada!
Adriano Antônio (606) Mas tava tão maneiro!
Alexandre (606) Estou gostando muito do livro "entre deuses e monstros" ate porque adoro mitosestou lendo pela segunda vez entao acho q estou no caminho certo!
30 de setembro às 20:53 · Curtir
Sou da 603. Eu, sinceramente, não gostei muito do livro. Não é pela época, nem pela história, mas as palavras eram bem difíceis. A história, ou melhor, as histórias contadas no livro são muito interessantes, mas a que mais me tocou foi a de Orfeu, que não desistiu de sua amada Eurídice e no final aquilo aconteceu. Pelo menos eles acabaram se encontrando depois da morte do homem. Isso de não desistir e se decepcionar depois me lembrou essa fábula que vimos hoje (07/10) na folha 107, a lebre tentou tanto pegar as uvas no pé e ficou frustrada ao descobri que estavam verdes. Confesso que senti muita pena de Orfeu ao longo do livro.
ResponderExcluirCurioso que o seu comentário é o de alguém que gostou e foi impactado pelo que leu, o que contradiz sua primeira linha... rs
ExcluirGostei da relação que você fez com a fábula da raposa e das uvas. É isso mesmo. E a história do Orfeu também é a minha preferida.
É complicado...haha!
ResponderExcluirSinceramente não achei o livro muito "cativante" de ler pois eu confesso que não achei assim "tão" legal. A história pra mim não foi muito empolgante. Mas eu achei muito interessante você passar ele pra gente professora, pois você sabia que muitos eram fãs de Percy Jackson e acho (não tenho certeza se passou por isso) que escolheu-o como o livro do trimestre porque queria nós nos aprofundássemos na mitologia grega e conhecêssemos uma versão mais "ligada" (PJ é uma versão da mitologia atual) a uma versão "original". E quem é novo no assunto, pode pesquisar quem é quem no Glossário. Eu achei o final profundo, mesmo a história não tendo sido tão "legal" pra mim.
ResponderExcluirQuantas furadas o Hípias se meteu! (rsrsrsrsrs)
Fiquei MUUUIIITO frustrada com a história de Orfeu, ele podia muito bem ter vivido o resto de sua vida co Eurídice, mas por um erro...JÁ ERA! Porque ele foi olhar pra ela?! Mesmo como "reflexo" pois ela o chamou! Era só esperar atravessar o rio Aqueronte! Frustrante!
Caroline Maia - 603
"A frustração é uma forma de julgamento tão boa quanto qualquer outra". rs
ExcluirLá vem a raposa e suas uvas em meu socorro de novo!
Professora, olha eu aqui, comentando no blog pela primeira vez! Se você, por acaso, tiver outra Déborah (com acento no "e" e "h" no final) no sexto ano, sou a Déborah da 603, tá? Vamos lá...
ResponderExcluirEu, diferente de muitas pessoas, gostei do livro, na verdade, acho que a coisa que eu mais gostei foi a forma com que as palavras são colocadas no texto (principalmente as difíceis, amo as palavras difíceis). Devo admitir que li o livro comparando algumas (muitas) coisas com Percy Jackson e até mesmo tentando adivinhar um futuro para a saga. Em vão. Mas esse não é o caso, quero apenas dizer que foi bem interessante ler outro livro sobre mitologia grega e, talvez por eu já gostar um pouco do assunto, não achei tão "não-cativante" assim, como outras pessoas. Claro que eu achei o final muito frustante, eu esperava pelo menos algo mais impactante, mas como você disse em um dos comentários: "A frustração é uma forma de julgamento tão boa quanto qualquer outra". Mas, falando da história de Orfeu e Eurídice, que eu sei que você quer que todos comentem, não foi tão impressionante para mim: eu já conhecia a história! Sei que você adora a história e tal, mas, no momento, ela só me deixa preocupada e eu já te contei o motivo. É uma história linda, sim, e que revela que o nosso destino pode nos surpreender e as coisas nem sempre vão sair da maneira que esperamos, e essa é outra história com um final frustante! Acho que isso é a mitologia: histórias com finais frustantes. Quantos heróis não morreram querendo chegar à glória? Quantos heróis não sofreram milhares de consequências e não sentiram milhares de dores, não só físicas como psicológicas, por ser quem é, um herói?
Eu estava lendo o glossário (sim, eu sou uma pessoa que lê o glossário, desculpa sociedade) e percebi, não só por ele como ao longo da história, que vários nomes são diferentes. Creio que é porque são linguagens diferente, mas aí vem a preocupação: na prova, eu posso colocar nomes como Ártemis ao invés de Artemisa?
A questão dos nomes é o de menos, Déborah!
ResponderExcluirGostei muito do seu comentário. E, sim, eu também pensei em oferecer a vocês outra visão da mitologia grega que não fosse o Percy Jackson. Não porque o O PJ não seja bom, mas não faz sentido eu oferecer o que vocês já conhecem, né?
Quanto à mitologia ter finais frustrantes: essa percepção é muito importante. Se a mitologia trata do ser humano e de seu estar no mundo, as histórias "frustrantes" talvez queiram nos dizer algo... Que tal pensar nos livros que vocês têm lido? Quantos deles têm finais frustrantes? Por que será? Fica a pergunta pra refletir...
Irei refletir com carinho!
ExcluirProfessora eu achei o livro legal, mas a introdução é chata, porém depois o livro fica interessante e as palavras eu consegui decifrar pelo contexto. Gostei também pq eu amo mitologia então to adorando o livro.
ResponderExcluirEu estou gostando do livro, tinha achado o início chato, mas agora estou quase no final do livro. Eu amei a história de Orfeu, mas é triste! Ele passou por tudo aquilo e depois perdeu ela novamente... Mas eu gosto de histórias com finais tristes.
ResponderExcluirGabriella (606)
Eu estava achando o início do livro meio chato, porque não tinha ação, mas quando Orfeu começou a busca por Eurídice comecei a gostar, pois começou a ação do livro, infelizmente ele perdeu a mulher dele pela 2º vez, mas mesmo achei esse o melhor capítulo. Foi muito legal ter lido esse novo tipo de história.
ResponderExcluirAluno: Victor Berbat (606)
No início achei que não gostaria do livro, simplesmente pelo fato de ser mitologia. Mas ao iniciar a leitura percebi que estava enganada, principalmente ao ler o conto de Orfeu, que não desistiu de sua amada Eurídice. Conto triste, mas verdadeiramente lindo!!
ResponderExcluirMellody - 606
Confesso que fiquei assustado com as figuras do livro, mas depois que li gostei. Acho que nunca ia saber sobre mitos gregos, pois nunca me importei com isso, mas agora que li só quero ler livros assim. Adorei os heróis, os deuses e os monstros. Foi uma aventura sem fim. No começo achei o livro chato, mas depois fiquei apaixonado pelas belas histórias de lutas, amor, drama etc. Pra mim " Entre deuses e monstros " foi o melhor livro que li este ano. Achei o livro dinâmico pelo fato de não ser linear e que o livro fala sobre uma história qualquer, mas com grande características gregas, explicando com são os deuses, a relação dos seres, deuses e homens, deuses e monstros, heróis etc. Uma história bem bacana. Aluno: Brenno Pacheco Pastro (606)
ResponderExcluirQue revelação "bombástica"! Esse foi o livro que mais recebeu críticas (provavelmente porque não consegui ler com vocês em sala como fiz com os outros) e você o considerou o melhor! Que bom.
ExcluirMayara Santana (602) Eu achei o livro bom em algumas partes,tipo Teseu e o Minotauro,os deuses e os monstros. Mas em algumas partes foi difícil a compreensão,principalmente de algumas palavras.Minha nota é 8,porque no inicio o livro era muito chato,depois começou a ficar interessante e depois ficou bom.
ResponderExcluirTiago José (606) Eu gostei muito do livro, pois ele fala da mitologia grega com um outro angulo que eu nunca tipo lido antes. Acho que ele se diferencia de outros livros de mitologia direcionados aos jovens como Percy Jackson por exemplo, por este fato. Minha nota é 9, porque pra mim a linguagem estava fácil e não tive muitas complicações ao ler mas o texto em muitas partes era bem monótono.
ResponderExcluir