"Os contos que sobreviveram aos séculos e chegaram até os dias atuais falam de assuntos importantes para o ser humano, e continuam emocionando. São narrativas que falam de amor e de morte, de alegria e de tristeza, de união, separação, perigos e tragédias. Histórias que fazem pensar sobre a fragilidade dos seres vivos, a condição humana, a justiça e a ausência dela. São histórias imortais (...), pois os valores culturais dos seres humanos que viveram na Terra há tantos séculos, por mais distantes no tempo e no espaço que eles estejam em relação à atualidade, são basicamente os mesmos que experimentados atualmente. O mito é possibilidade de conhecimento do que há de mais profundo e verdadeiramente humano em cada criatura através dos tempos."
De que maneira a narrativa de Lia Neiva, que costura vários mitos gregos conhecidos, comprova a afirmativa acima? Pense na reflexão que a autora propõe no desfecho.
o fato de serem antigos, seren comparados aos humanos atuais( comportamento psicológico) e variarem Na cultura- porque no livro é narrado um mito em uma cultura e se formos procurar encontraremos diferentes mitos em outras culturas.Manu aqui
ResponderExcluirVocê quis dizer que encontramos os mesmos elementos em mitos de diferentes culturas? Ok.
ExcluirA narrativa de Lia Neiva costura vários mitos gregos, falando sobre amor, morte, união e separação. ela traz pros dias de hoje esses mitos recontados no livro deixa os mitos imortais. traz também dos seculos antigos seres mitolocgicos. (Sara lima.)
ExcluirNa narrativa de Lia Neiva é recontado vários mitos da grécia antiga. fala de seres mitologicos imortais de muito tempo atrás, e seres mortais que vem acompanhados de seus sentimentos( amor,saudade, alegria, tristeza, separação). trazem sentimentos dos seres de hoje. Lia nos apresenta uma visão descentrada da mitologia grega. ( Sara Lima- 604)
ExcluirPensem NA NARRATIVA QUE VOCÊS LERAM. Deem exemplos...
ResponderExcluirAcho que o que a afirmação quis dizer é que estes mitos antigos que foram repassados principalmente de modo oral apresentam informações comuns na atualidade que por sua vez servem de " lições " para o ser humano de maneira vverdadeira. E em cada cultura para cada assunto existe uma forma de explicação e de lição, pois cada cultura tem uma forma diferente de acreditar,ou seja os mitos são criados a parti do que eles acreditam. Lívia Coutinho _ 603
ResponderExcluirEsses mitos mostram que a sociedade antiga também tinha coisas em comum com a sociedade atual. Alguns povos, apesar de terem ficado muito distantes, tinham pensamentos e mitos parecidos entre si. Isso mostra que mesmo com o passar dos anos, a forma que o ser humano pensa e reflete não mudou muito.
ResponderExcluirA narrativa de Lia Neiva mostra os sentimentos que os personagens sentem, suas ações, os caminhos que preferem escolher...
ResponderExcluirMesmo nos tempos atuais ainda conseguimos nos identificar com alguns mitos, isso mostra que com o passar do tempo o ser humano adquire mais conhecimento, porém os sentimentos continuam sendo os mesmos, assim como os personagens mitológicos o ser humano também sente raiva, amor, ciúme, alegria etc.
A autora utiliza os mitos naturalmente, intensamente, para que nós sintamos na pele, lendo o livro, o sofrimento, a alegria, a emoção, o desespero que essas "histórias imortais" retratam, um bom exemplo (minha história favorita do livro) de um mito transcrito no livro é a história de Orfeu, que faz de tudo para ter a amada de volta e, quando quase já a tinha de volta, perdeu-a por descuido. A intenção da autora é que o leitor sinta a dor que Orfeu sente. Ter sentimentos junto dos mitos.
ResponderExcluirOrfeu está vencendo disparado a preferência do público!
ExcluirPor que será???
ExcluirO amor nos faz isso.
ExcluirRomance, professora, todo mundo gosta de romance...
ExcluirConcordo, com a Sara! Pois a maioria dos mitos que podemos ver em qualquer lugar são sempre da Sociedade Antiga e que tem bastante haver com a nossa Sociedade Atual, isso mostra que com o passar do tempo os seres humanos não mudaram muito o jeito de pensar. Por esses motivos, através da leitura sentimos mais emoção á cada narrativa e talvez a autora utilizou essa estratégia para que possamos sentir a dor de cada personagem, a alegria e etc.. O que nos aproxima cada vez mais, não deixando pararmos de ler! Achei até estranho pois nunca me interessei por esses mitos e narrativas, mas essa aproximação me incentivou.
ResponderExcluirConcordando com os comentários acima, esses mitos mostram que a sociedade antiga tinha várias coisas em comum conosco, como eles se sentiam, como eram representados, como respondiam aos seus problemas , enfim, grande parte de seus sentimentos batem com os nossos.Mesmos em lugares diferentes, distantes, vários mitos continuam sendo os mesmos,continuam explicando as mesmas coisas,não importando quanto tempo tenha se passado.
ResponderExcluirVinícius Henrique-606
A afirmativa acima refere-se aos contos que sobreviveram seculos pois as pessoas que os escutavam contavam para as outras e assim sucessivamente, de modo oral endo eles foram sobrevivendo mas claro que eles receberam uma pitada do presente...
ResponderExcluirE esta afirmativa vem fazendo uma comparação com a sociedade atual e a sociedade antiga...
Os contos do livro eram contos que passavam de boca em boca pelas populações(contos antigos) e com isso cada história era um pouco modificada e a autora pegou algumas dessas histórias modificou e usou no livro. E também essa histórias mexem muito com os sentimentos humanos, por isso a história do Orfeu é a preferida.
ResponderExcluirVictor Berbat-606
Os mitos nos mostram que as antigas sociedades também ensinavam através de mitos lições que são muito valiosas para atualmente, também. Mostram também sentimentos e atitudes iguais a de hoje em dia, por isso ainda fascinam, como na história de Orfeu, que por muito pouco e por um pequeno deslize dele mesmo não voltou com sua amada. -Viviane, 606
ResponderExcluir