segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Gabarito da revisão - Fábula IV



Folha 116
1.       Esta – a mulher
Isso – O que o leão disse para humilhar o rato.
                           
Folha 117
2. a) Que ele não estava mais se sentindo poderoso. / Cabisbaixo; tristonho; decepcionado.
b) Ele ter brigado com a esposa, que lhe disse poucas e boas.
2. Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe.
3. a) Ele quer humilhar/ inferiorizar o rato.
b) Humor/ confusão/ reflexão.
4. Não, tem que ser um animal menor que o rato, pois este quer se comportar como o leão, ou seja, humilhar alguém que considera inferior.
5. Porque, mesmo sendo enorme, ele foi inferiorizado pela esposa e quis descontar sua frustração no rato. “Tamanho não é documento”, e ser enorme não o impediu de ser inferiorizado.
6. (d)
7. Porque tem humor, leva à reflexão e não tem uma moral, única, fechada, absoluta.
8. Uma ação simultânea a outra.
Folha 118
9. Revelam que o rato percebe o leão como superior nas relações de poder (de hierarquia) da floresta, por isso o chama de V. Excelência, que denota distância respeitosa. O leão, por sua vez, vê o rato como inferior na escala de poder, por isso não acha que lhe deva distância respeitosa, e por isso o chama de “você”.
10. Vossa Majestade.
11. O leão gritava que o rato era  uma criatura miserável, estúpida, ínfima, vil, torpe. Disse também que não conhecia na criação nada mais insignificante e nojento e que ia deixá-lo/ o deixaria/ iria deixa-lo com vida apenas para que ele pudesse sofrer toda a humilhação do que lhe dissera.
                O rato gritou pro leão, perguntando se este poderia escrever aquilo pra ele, pois ia/ iria se encontrar com uma lesma que ela conhecia e queria repetir aquilo pra ela com as mesmas palavras.
12.  (...) porque tinha acabado de brigar com sua mulher (...)
(...) com a mulher dele.
13. Pisou na sua cauda.
      Pisou na cauda dele.
Texto 2
Daquela maneira – a maneira como o rato passou por seu roso (correndo).
Este – o roedor atrevido
Minha – a vida do rato.
Essa – a afirmativa de que o raro poderia retribuir a bondade do leão.
Sua – a pequenina presa do leão.
Ele – o leão
Dele – do leão
Eu – o rato
Minha – a vida do rato
Essa ideia – do rato salvar o leão.
Folha 120
1.       (b)
2.       Todas as pessoas, não importa quem./ O dia inteiro.
Não importa quem./ Inferior, imprestável.
Nenhuma enchente./ Pelo menos uma cozinheira.
Alguma coisa./ Coisa alguma.
Um dia qualquer no passado. / Noi dia seguinte.
Qualquer renda, não importa qual nem de quem./ A renda total.
1.            Reis dos animais e roedor atrevido.
2.            Leão: Poderoso                          
            Rato: Inofensivo
Folha 121
3.            a) Não devemos menosprezar as pessoas porque não sabemos do que elas são capazes; todos podemos realizar grandes feitos; tamanho não é documento, ninguém é tão poderoso que não precise de ajuda uma vez.
b) Porque o leão, mesmo sendo poderoso, precisou da ajuda do rato, que ele considerava inofensivo, fraco, imprestável.
4.            Leão: Arrogância; prepotência; soberba.
                Rato: Caridade; sabedoria; solidariedade.
5.            Senhor leão.
             A forma de tratamento não mudou porque o rato é humilde e não quer humilhar o leão. Ele continua tratando-o com respeito.
6.            a) estava dormindo
               b)   Uma ação que interrompe a primeira.
7.            “– Se o senhor poupar minha vida, senhor leão, tenho certeza de que poderei retribuir a sua bondade.”

a)            No lugar de hipótese, teríamos certeza do fato.
b)           O rato afirmou que, se o leão poupasse sua vida, ele tinha certeza de que poderia retribuir a bondade dele.
c)            Se o senhor poupasse minha vida, senhor leão, teria certeza de que poderia retribuir a sua bondade. / O fato se tornou menos provável de acontecer.
Folha 122
8. Sugestões:   
O rato jamais seria capaz de ajudar o leão se ESTE NÃO TIVESSE POUPADO SUA VIDA.
O leão não esperava que o rato O SALVASSE.
Os pequenos amigos se transformarão em grandes aliados se TIVEREM CHANCE.

Se o leão tivesse machucado o rato, ESTE NÃO O SALVARIA.
Os poderosos esperam que SEJAM SEMPRE VENCEDORES.
Talvez o leão SE ARREPENDA, agora que foi salvo pelo rato.
9.O senhor achou que nós JAMAIS SERÍAMOS CAPAZES DE AJUDÁ-LO, E POR ISSO NUNCA ESPEROU RECEBER DE NÓS QUALQUER COMPENSAÇÃO PELO FATO DE TERMOS POUPADO SUA VIDA.
O senhor achou que eles JAMAIS SERIAM CAPAZES DE AJUDÁ-LO, E POR ISSO NUNCA ESPEROU RECEBER DELES QUALQUER COMPENSAÇÃO PELO FATO DE TEREM POUPADO SUA VIDA.
Ele achou que tu JAMAIS SERIAS CAPAZ DE AJUDÁ-LO, E POR ISSO NUNCA ESPEROU RECEBER DE TI  QUALQUER COMPENSAÇÃO PELO FATO DE TER POUPADO SUA VIDA.
10.          a)            Quando ouviu essa afirmativa
b)           de desprezo
Folha 123
1 a)  Hierarquia, abuso de poder.
b) Sim, pois os dois textos exploram a questão do poder e de como as pessoas se sentem superiores às outras.
c) O espaço não é mais a floresta, mas a cidade grande; e o tempo é o presente (vide as roupas dos personagens). Isso significa que o tema é atual.
2. Quanto mais poder o personagem acha que tem, maior o tamanho do seu corpo.
3.            No segundo quadro, o homem de preto grita com o menino, humilhando-o; este, por sua vez, se sente constrangido/ triste. No último, o homem de preto está constrangido, porque alguém mais poderoso que ele o humilha, e o menino está satisfeito com a “vingança”.
4.           
a)            A personalidade de alguém prepotente, arrogante.
b)           Quem seria o homem de preto? O leão.
Quem seria o engraxate? O rato.
Quem seria o homem cujo rosto não aparece? A leoa.
5. Humilhar, inferiorizar.
6. Que vocativo pode estar sendo usado pelo homem de preto na segunda imagem? Moleque!/ Imprestável!
 Com que pronome de tratamento o menino poderia se referir ao homem de preto no segundo quadro? Senhor.

Folha 124
7..
a) Um leão enorme ia andando ( 4 )chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar (3  ) com a mulher e esta lhe dissera (  3  ) poucas e boas. Ainda com as palavras da mulher o aborrecendo ( 4 ) , o leão subitamente se defrontou  (  1  ) com um pequeno rato.
b) Será que V. Excelência poderia (  5  )escrever isso pra mim? Vou me encontrar ( 2   ) com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!”
8.  andava/ acabara de brigar
Texto 4
1.  O pássaro se comporta como humano: tem mãos no lugar de patas e consegue segurar um papel; fala,.
2. Não estando personificada, ela não pode responder ao pássaro. Isso é essencial porque a tirinha critica os serviços de atendimento por telefone, que nunca respondem aos clientes.
3.
a) O leão quer intimidar o rato para descontar sua raiva por ter sido inferiorizado pela esposa.  O pássaro tenta intimidar a estrela porque quer ver o problema da sua compra resolvido.
b) No texto 1, o rato não sente medo e quer fazer igual ao leão; no texto 4, a estrela não responde.
Folha 125
4. Humor, crítica, reflexão, ausência de moral.
5. “ Gostaria de discutir uns problemas.” – a quantidade de problema não está definida; só se sabe que é mais de um.
 “E ele já foi feito há um mês.”- o tempo está determinado de forma exata.
6. Eles são usados para ameaçar a estrela e para provocar humor, pois há uma brincadeira na relação entre a nossa experiência de fazer pedidos a estrelas cadentes e os pedidos que fazemos pela internet ou pelo telefone. O pássaro quer reclamar com a estrela como se estivesse reclamando com uma loja.
7. Eles são usados para ameaçar a estrela. O pássaro insinua que vai procurar outras estrelas concorrentes, ainda que não sejam tão boas com a primeira.  Ele não consegue, porque a estrela é apenas uma estrela, não está personificada e nem é mágica.
8. a)       Espero que você SE ORGANIZE, OU PASSO/ PASSAREI A FAZER PEDIDOS (...)
                b) Eu esperava que você SE ORGANIZASSE, OU PASSARIA A FAZER (...).
9.  O pássaro disse que achava melhor a estrela se organizar ou ele passaria a fazer pedidos à segunda ou à terceira estrela.


a) Sim, pois “esse” foi usado para se referir a algo que estava perto da pessoa com quem se falava e “este” foi usado para se referir a algo perto de quem falava.
b) No último, porque a verruga está perto de quem fala e, segundo a gramática, deveria ter sido usado “esta”.
c) Principalmente na última, pois retrata o fenômeno da variação presente no dia a dia. Cada vez mais usamos “essa” etc no lugar de “esta” etc.
               

3 comentários:

  1. Estava estudando, daí comecei a pensar na saudade que eu vou ficar do seu sorriso lindo professora Raquel!

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    1. Eu é que vou sentir falta de me estressar com vocês! E de me divertir também, claro. rs

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    2. Rs! Vou sentir muita falta de vc professora !

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