Minerva e Aracne
Aracne era
uma bela moça, filha de um tintureiro de lã, na cidade de Colonon. Sendo filha
de quem era, desde cedo se acostumou a bordar e tecer, revelando um talento
inato para essa arte. À medida que Aracne foi tornando-se adulta, sua arte
também mais e mais se aperfeiçoava, de tal sorte que logo seus trabalhos
eram disputados por todas as mulheres da cidade. Senhoras de outras
localidades também apareciam, sem se importar com a distância, desde que
pudessem levar para casa algum trabalho saído das mãos da extraordinária
artesã.
–
Bordado é o da Aracne, o resto é bobagem – diziam as moças, que saíam
da casa da talentosa jovem com suas peças estendidas, admirando à luz do sol o
tom diversamente colorido dos bordados e das tramas.
De tal
forma a fama de Aracne cresceu, que mesmo as ninfas dos rios e lagos próximos deixavam
as águas para admirar os trabalhos de Aracne.
1. Os três parágrafos acima correspondem à situação inicial da
narrativa. Observe que a maioria dos verbos está no pretérito imperfeito.
Sublinhe os sentidos expressos pelo pretérito imperfeito nos três parágrafos
acima. Há duas respostas possíveis.
AÇÕES PONTUAIS E ACABADAS AÇÕES ACABADAS ANTES DE OUTRAS AÇÕES AÇÕES EM PROGRESSO NO PASSADO
DESCRIÇÃO NO PASSADO AÇÕES HABITUAIS NO
PASSADO
HIPÓTESE NO PASSADO
3
3. “À medida que Aracne foi tornando-se adulta, sua arte
também mais e mais se aperfeiçoava.”
A locução
verbal sublinhada pode ser substituída por um único verbo de igual sentido.
Qual?
Um dia, Diana, que ficara sabendo do assunto pelas ninfas, levou-o
ao conhecimento de Minerva.
–
Minerva, acho que finalmente você encontrou uma rival à altura – disse
Diana, com um tom de ironia.
Ora,
deuses e deusas não suportam que lhes falem nesse tom, ainda mais quando um de
seus atributos é posto em dúvida. A deusa, considerada a protetora das obreiras
e dos artesãos, não admitia que uma reles mortal pudesse sequer emparelhar com
suas obras, respeitadas em todo o Olimpo.
– Quem
é mesmo essa fulana? – disse Minerva, com a voz repassada de inveja.
–
Aracne é o seu nome – disse Diana, que sob o pretexto de fazer um favor
saboreava, na verdade, o despeito da outra.
4.
No quarto parágrafo começa a complicação no enredo. Observe
que o tempo verbal mudou para o pretérito perfeito. Por quê?
5.
Sublinhe o sentido do pretérito perfeito nos parágrafos
acima.
AÇÕES PONTUAIS E ACABADAS AÇÕES ACABADAS ANTES DE OUTRAS
AÇÕES AÇÕES EM PROGRESSO NO PASSADO
DESCRIÇÃO NO PASSADO AÇÕES HABITUAIS NO
PASSADO
HIPÓTESE NO PASSADO
6.
Que expressão de tempo confirma sua resposta?
7.
“Um dia, Diana, que ficara sabendo do assunto pelas
ninfas (...)”.
Substitua
a forma simples pela forma composta correspondente. Lembre-se que o verbo está
no pretérito mais que perfeito.
8.
“– Aracne é o seu nome – disse Diana, que sob o pretexto de
fazer um favor saboreava, na verdade, o despeito da outra.”
Substitua
a forma verbal simples por uma locução verbal que mantenha o sentido. Depois,
sublinhe que sentido expressa:
AÇÕES PONTUAIS E ACABADAS AÇÕES ACABADAS ANTES DE OUTRAS
AÇÕES AÇÕES EM PROGRESSO NO PASSADO
DESCRIÇÃO NO PASSADO AÇÕES HABITUAIS NO
PASSADO
HIPÓTESE NO PASSADO
9.
“Ora, deuses e deusas não suportam que lhes falem nesse tom,
ainda mais quando um de seus atributos é posto em dúvida”.
Por que o
tempo verbal mudou para o presente?
10.
Reescreva de acordo com o início de modo a empregar o modo
subjuntivo:
Ora, deuses e deusas não suportam que lhes falem nesse tom,
ainda mais quando duvidam de um de seus atributos.
Deuses e
deusas não suportarão se ...
Deuses e
deusas não suportaria se...
No
mesmo dia Minerva decidiu apresentar-se diante da rival e ver se realmente ela
era tudo aquilo que afirmava. Metamorfoseando-se numa velha, a deusa rumou para
o país onde vivia Aracne. Quando lá chegou, encontrou a artesã sentada à beira
de um regato, cercada por um exército de ninfas, que deitadas sobre a relva
admiravam o seu magnífico trabalho.
11.
O trecho acima está no pretérito perfeito porque quer
expressar ações acabadas que aconteceram uma única vez. Se ações tivessem se
repetido no passado, como ficaria o trecho?
Todos os
dias...
12.
Reescreva a frase a seguir de modo que a primeira oração
expresse: (a) hipótese mais provável e (b) hipótese menos provável. Faça as
adaptações necessárias. Você estará usando o modo subjuntivo.
“Quando
lá chegou, encontrou a artesã sentada à beira de um regato.”
Se...
Se...
– Bom
dia, minha jovem! – disse, aproximando-se.
– Bom
dia, minha senhora – disse Aracne, sem desviar os olhos de seu imenso bordado.
“Ela é
boa artesã, mesmo, desgraçada!”, pensou a velhota e disse:
– Que
belo trabalho está fazendo! – exclamou Minerva, apoiada a seu bordão, cujo
elogio fingido escondia uma secreta admiração.
13.
Substitua a forma simples por uma locução verbal que
mantenha o sentido.
– É o
que todos dizem – falou Aracne, com um ar de presunção que irritou Minerva.
– Mas,
convém agradecer sempre a Minerva este dom recebido – disse a velha.
– Ora,
e que méritos eu teria se devo exclusivamente a ela meu talento? – disse
Aracne. – Ela que cuide de seus bordados que eu cuido dos meus.
Um
sussurro de espanto correu por entre as ninfas.
– Oh,
não diga isto! – disse a velha, escandalizada. – Não percebe que é uma
ingratidão sem tamanho?
– Vovó,
por favor, me deixe trabalhar em paz – disse a jovem, pondo um fim na
conversa.
14.
O gerúndio (pondo) está sendo usado para expressar
que sentido?
·
Ação simultânea a outra ação.
·
Ação em progresso interrompida por outra.
– É
esta, então a ideia que tem de mim, atrevida? – disse Minerva, desfazendo-se do
disfarce e surgindo em todo o seu esplendor diante da tecelã e das ninfas, que
recuaram, entre assustadas e reverentes.
Aracne,
contudo, não demonstrou grande impressão e prosseguiu a bordar, como se
nada houvesse acontecido.
– Olhe
para mim, sua mal-agradecida! – bradou Minerva.
– Estou
trabalhando, não está vendo? – disse Aracne, com maus modos.
–-
Proponho, então, um desafio! – disse Minerva, certa de que a vitória seria
sua.
15.
O infinitivo (bordar) está sendo usado para expressar
que sentido?
·
Ação simultânea a outra ação.
·
Ação em progresso interrompida por outra.
16.
Complete:
–- Proponho,
então, um desafio! – diz Minerva, certa de que a vitória _______ sua.
17.
“– Ora, e que méritos eu teria se devo exclusivamente a ela meu talento? – disse Aracne”.
a)
O verbo em negrito não está empregado de forma adequada
segundo a gramática tradicional. Qual seria a forma adequada segundo a
gramática tradicional?
b)
Com base no emprego dos verbos, responda: Aracne acha que
tem ou não mérito em seus talento?
– Diga
lá! – respondeu a moça, que não queria outra coisa senão medir-se com a própria
deusa dos trabalhos manuais.
–
Vamos, ninfas ociosas, tragam toda lã que puderem encontrar e a depositem aqui,
em partes iguais, a nossos pés – ordenou Minerva.
As duas
mostravam-se extremamente arrogantes. Não se podia saber qual seria a
vencedora daquele empolgante confronto. Ao sinal da deusa, as duas começaram a
trabalhar. Os dedos ágeis desfiavam a lã e a colocavam rapidamente
sob os pentes de tear que tinham à frente. Os fios deslizavam, esticados
ao máximo, parecendo as cordas afinadas de um piano. Nem bem saíram da máquina
e dedos os capturavam, comprimindo-os sob as agulhas douradas.
18.
Os verbos sublinhados estão no pretérito imperfeito e estão
expressando o sentido de ações em progresso. Se o sentido fosse o de ações
acabadas e acontecidas uma única vez, como ficariam os verbos?
Cada
qual tinha aos joelhos uma grande tela, na qual deveriam bordar um grande
tapete figurativo. Minerva escolhera fazer o retrato de uma disputa que tivera
com Neturno, enquanto Aracne bordava magistralmente a cena do rapto de
Europa por Júpiter.
19.
Substitua a forma simples pela forma composta mantendo o
sentido (“escolhera”/ “tivera”).
20.
Substitua a forma simples por uma locução verbal que
mantenha o sentido (“bordava”). Depois sublinhe seu sentido no trecho:
·
Ação acabada.
·
Ação habitual
·
Ação simultânea a outra ação.
21.
Que expressão de tempo reforça o sentido que você assinalou?
Aos
poucos as figuras ganhavam forma nas armações quadradas que cada qual tinha
diante de si. Os fios de diversas cores passavam pelos dedos das mulheres como os
fios que tecem os arco-íris, misturando-se numa mesma maçaroca, mas saindo
separados e uniformes sobre a tela.
– Veja,
a tela da Minerva está mais bela – dizia uma ninfa, observando o trabalho da
deusa, que começava a ganhar forma diante dos olhos de todas.
De
fato, o mar, os peixes, o deus Netuno com seu tridente, tudo parecia adquirir
vida própria, enquanto os dedos finos da deusa tramavam agilmente as linhas de
diversas cores.
– Não,
o de Aracne é mais belo – disse outra ninfa, abaixando o tom de voz para não
ofender a deusa.
O
tapete de Aracne, com efeito, não ficava a dever nada ao seu rival em matéria
de cor, beleza e vivacidade. Todas podiam ver aos poucos o alvo touro que
raptara Europa ganhar forma sob as costuras. O alvo fio ia desenhando o
contorno da bela jovem com tal perfeição que ela parecia estar viva e prestes a
sair do tapete: seus pés erguiam-se a poucos centímetros da água de um anil
perfeito, por sobre a qual era levada pelo animal.
22.
Substitua a locução verbal por uma forma simples que
mantenha o sentido. (“ia desenhando”)
À
medida que as duas finalizavam o trabalho, a ansiedade e a expectativa das
ninfas tornavam-se quase insuportáveis.
De
repente, Minerva pôs-se em pé, com um grito de triufo:
–
Pronto, amadora, apresente também o seu trabalho!
Aracne,
dando o último nó em seu bordado, ergue-o desafiadoramente.
– Que as ninfas julguem com
imparcialidade! – disse, encarando a rival. Enquanto o estudava,
procurava com ele ocultar o próprio rosto, a fim de que as demais não vissem a
admiração estampada na sua face. “Maldita! Seu trabalho, tenho que reconhecer,
é levemente superior ao meu!”, pensou a deusa.
23.
O gerúndio (encarando) está sendo usado para
expressar que sentido?
·
Ação simultânea a outra ação.
·
Ação em progresso interrompida por outra.
24.
“Enquanto o estudava, procurava com ele
ocultar o próprio rosto.”
Substitua
as formas simples por locuções verbais, mantendo o sentido. Depois, assinale o
sentido no trecho.
·
Ação simultânea a outra ação.
·
Ação em progresso interrompida por outra.
25.
Que expressão de tempo confirma sua resposta?
Temendo,
porém, que as julgadoras chegassem à mesma conclusão, Minerva perdeu a cabeça e
fez em pedaços o belo tapete, mostrando que não admitiria sofrer uma
humilhação.
26.
A forma do gerúndio sublinhada (“temendo”) na primeira
oração está expressando a ideia de causa. Reescreva a oração sublinhada usando
um conectivo.
27.
A outra forma de gerúndio sublinhada (“mostrando”) expressa
a ideia de finalidade, objetivo. Reescreva essa oração sublinhada com linha
dupla usando o infinitivo do verbo.
28.
Reescreva de acordo com os novos inícios dados de forma a
ser utilizado o modo subjuntivo.
À medida que as duas finalizavam o trabalho, a ansiedade e a
expectativa das ninfas tornavam-se quase insuportáveis.
Se as
duas ______________________ o trabalho, a ansiedade e a expectativa das ninfas
se tornarão quase insuportáveis.
Se as
duas ______________________ o trabalho, a ansiedade e a expectativa das ninfas
se tornariam quase insuportáveis.
– Oh,
como você é cruel e injusta! – disse Aracne, tomada pela ira.
Em
seguida, rasgou também o trabalho da rival, sapateando em cima.
– Veja
o que restou de seu horrível bordado – disse, arreganhando os dentes
para a deusa.
29.
As duas formas do gerúndio sublinhadas expressam:
·
Ação simultânea a outra ação.
·
Ação em progresso interrompida por outra.
Isto
foi demais para a paciência de Minerva, que não podia admitir tamanha afronta
de uma reles mortal. Erguendo sua mão sobre a cabeça de Aracne, rogou-lhe uma
praga terrível. A moça, que ainda estava sob o efeito da cólera, não sentiu que
a princípio que seu corpo encolhia até transformar-se numa bola negra. Depois,
de seus flancos saíram várias pernas cabeludas, o que encheu de horror as
ninfas, que se lançaram à água, temerosas de que a deusa resolvesse puni-las
também.
Tomando
em suas mãos a asquerosa criatura, Minerva pendurou-a em um galho.
– Veja,
aí está o prêmio da arrogância! – disse a deusa, com uma risada de escárnio.
Já ia
dando as costas para se retirar, quando percebeu um ruído vindo da árvore.
Voltou-se e viu que a criatura negra movimentava suas pernas com extraordinária
agilidade, costurando um manto com uma seda extremamente fina que retirava do
seu dorso abaulado. Aos poucos Minerva viu surgir diante de seus olhos um
magnífico bordado circular, que excedia a tudo que ela antes já fizera, como se
Aracne, mesmo sob aquela odiosa forma, tivesse se tornado ainda mais talentosa
com seus diversos braços.
Minerva,
reconhecendo-se finalmente derrotada, partiu correndo do maldito bosque.
FANCHINI, A,S; SEGANFREDO, Camem. “Minerva e Aracne”. In: As 100 Melhores Histórias da Mitologia:
Deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. 9 ed. Porto
Alegre: Artes e Ofícios, 2007, p. 166 – 169.
30.
Substitua a locução verbal por uma forma simples que
mantenha o sentido. Depois, assinale seu sentido no texto.
• Ação simultânea a outra ação.
• Ação em progresso interrompida por outra.
31.
Que expressão de tempo confirma sua resposta?
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