terça-feira, 5 de novembro de 2013

Matéria da prova do sexto ano - Terceiro trimestre

Estudar pela pasta e pelo roteiro do livro (que está no blog). NÃO estudar por gramáticas e livros didáticos "extras". A melhor forma de estudar é refazendo os exercícios e as provas.

Gêneros textuais: quadrinhos, mito, cordel.

Classes de palavras: interjeição, substantivo (concreto/ abstrato; próprio/ comum; coletivo), adjetivo, grau aumentativo e diminutivo dos substantivos; grau aumentativo, diminutivo, comparativo e superlativo dos adjetivos, verbo (no modo indicativo e subjuntivo), artigo, numeral, pronomes (pessoais do caso reto, possessivos, demonstrativos, de tratamento e indefinidos).

Sintaxe: vocativo, frase (nominal, verbal, interrogativa, exclamativa, declarativa) e oração.

Figuras de linguagem: personificação, hipérbole, onomatopeia.

Reescrita: discurso direto e indireto.

11 comentários:

  1. professora eu quero te dizer que eu preciso de ponto em português entao to orando para que a prova não estaja difícil. também quero te dar um abraço porque não tive tempo para te abraçar . te amo professora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova é resultado do que fizemos e discutimos em sala... Está igual ao que você já fez...
      Me dá o abraço amanhã; ;-)

      Excluir
  2. professora as questões sobre o livro na prova a gente também vai tem que citar págs igual o roteiro? Professora quero dizer que a senhora foi a melhor professora de português que eu já tive, não passo nenhuma decoreba, explica super bem a matéria, todas as notas que tirei até aqui a senhora tem todos os méritos, muito obrigada por você ser essa professora tão maravilhos, tomaria que ano que vem a senhora continue sendo nossa professora.
    Muito obrigado por tudo professora um forte abraço
    Victor Berbat-606

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Victor. Eu pedi as páginas no roteiro para que vocês fossem obrigados a voltar ao texto. ;-)

      E obrigada pelo carinho! Quando vocês respondem às atividades com entusiasmo e interesse é um presente!

      Excluir
  3. Professora Raquel, a senhora me proporcionou momentos inesquecíveis, me ensinou a gostar de Português, nos deu lição de moral e sempre deve paciência com a gente. Eu te amo muito, e tenho certeza que todos tem te ama!
    Estou torcendo para que a senhora seja nossa professora ano que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... Fico muito feliz com o reconhecimento! Mas você não assinou seu comentário...

      Excluir
    2. AdmiradorA secreta!

      Excluir
  4. A prova vai estar grande igual as outras? Ou maior?

    Ana Clara- 604

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Ata... Obrigada, então. Não vai estar tão grande assim :D

    ResponderExcluir