sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Contribuição da Maiara, da 605


Cultura Afro-Brasileira
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
O Brasil é uma grande costura de culturas.Culturas africana:
~Religiões afro-brasileiras
  Existem 2(duas) religiões africanas que são praticadas em todo o país.Estas são Candomblé e Umbanda
~Culinária
  A feijoada brasileira, considerada o prato nacional do Brasil, é frequentemente citada como tendo sido criada nas senzalas e ter servido de alimento para os escravos na época colonial.A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, caruru, vatapá e moqueca. Estes pratos são preparados com o azeite-de-dendê, extraído de uma palmeira africana trazida ao Brasil em tempos coloniais. Na Bahia existem duas maneiras de se preparar estes pratos "afros". Numa, mais simples, as comidas não levam muito tempero e são feita nos terreiros de candomblé para serem oferecidas aos orixás. Na outra maneira, empregada fora dos terreiros, as comidas são preparadas com muito tempero e são mais saborosas, sendo vendidas pelas baianas do acarajé e degustadas em restaurantes e residências.
~Musica e Dança
  A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são o samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada, maxixe, maculelê.
instrumentos de manifestações culturais como: agogô, abe, berimbau, alfaias, ainda são amplamente utilizados e estão diretamente ligados aos negros.
~Na Língua
  Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana temos as seguintes palavras: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, carimbó, canjica, etc. Também se destacam nomes: Jurema, Iuri, Joaquim, Jusefa, etc.
Qual a importância de estudarmos a cultura Afro-brasileira?
 Estudar e entender o Continente Africano é de grande importância para compreendermos a enorme diversidade cultural do nosso país. Por cultura entende-se muitas coisas. Cultura é o resultado de uma história particular e que inclui por sua vez as relações com as outras culturas, as quais podem ter características bem diferentes.Para nos tornar pessoas mais críticas e reflexivas,capaz de compreender melhor o mundo em que vivemos,descobrir nossas origens e construir nosso próprio conhecimento histórico.A história pode contribuir para o desenvolvimento e a formação da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário