Contribuição do Vitor Oliveira, 602.
Um grafiteiro que se inspira em xilogravuras! O trabalho é bem bonito. Há cenas mostrando o entalhe na madeira antes de ele partir para as paredes da cidade. Confiram!
http://o2filmes.com.br/acervo/946/Mini-Doc_Speto
Achei legal pois, o grafiteiro estampa com suas pinturas, o que os cordelistas faziam nas capas dos cordéis.
ResponderExcluirRealmente vale a pena conferir!
Eu gostei muito dessa vídeo esse homem faz grafites mas também se inspira nas xilogravuras e para saber fazer essa arte tem que ter muita força e também não é só os autores que fazem essa arte é muito legal saber que está arte está se expandindo por todo o mundo e essa arte é muito difícil de fazer essa arte(xilogravuras) e é ela é muito interessante e muito legal.
ResponderExcluirNome:Vitor Eduardo
Turma:602
Turno:Tarde
Gostei deste vídeo, pois o grafiteiro consegue reproduzir e criar xilogravuras, que hoje em dia não são mais feitas.Elas eram feitas nas capas de cordéis.
ResponderExcluirSão feitas hoje em dia, sim! Não se lembra dos folhetos que eu levei pra sala?
ExcluirEu quis dizer, não como antigamente. Hoje em dia são utilizados outros métodos,não manualmente, ou não?
ExcluirBom, ela pode ser feita manualmente (como o grafiteiro faz), mas você tem razão: hoje em dia há meios de "simular" a xilogravura sem que ela tenha sido feita efetivamente na madeira. Ou ela é feita a primeira vez na madeira mas reproduzida depois por outros meios.
ExcluirEu gostei demais desse vídeo, porque não é um grafiteiro qualquer é um grafiteiro de xilogravuras o que é muito mais difícil de ver hoje em dia, é mais difícil de fazer, mais trabalhoso. E é legal reparar também acho que todos os desenhos dele tem um sentido. Muito diferente do que vemos hoje em dia, muito legal, gostei.
ResponderExcluirEu gostei muito do video, porque ele fala sobre grafiti, que é algo que eu adoro...
ResponderExcluirO grafiti foi feito para todas as pessoas, rico pobre, velho, novo...todos tem o direito de se expressar!
Adriano? rs
ExcluirGostei muito da mistura grafiti e xilogravura, porque eu adoro a cultura de rua que é marginalizada e acho uma coisa muito interessante a xilogravura.
ExcluirEu gostei desse vídeo pois o grafiteiro demonstra as xilogravuras "grafitadas" !! Gostei bastande !! Aliás , ele ainda diz que grafitando é uma forma de se expressar :)
ResponderExcluirmuto bom,pois,ele faz as xilogravuras para ele e depois passa tudinho para o grafite detalhe por detalhe e isso é demais.Este trabalho requer uma habilidade incrivel tanto nos grafites quanto nas xilogravuras.Eu gosto de ver este tipo de empenho pois ele faz algo moderno baseado em algo muito antigo!é sensacional!!!
ResponderExcluirNossa gostei muito. Não é tão fácil transformar a xilogravura que está entalada em um grafite bem maior. É muito legal o jeito que o cara entala na madeira o desenho, depois carimba em um papel e desse papel grafita na parede. È bem legal. Adorei o vídeo.
ResponderExcluirGostei muito achei muito legal acho q se olharem tds vao gostar
ResponderExcluirÉ bem legal saber que estão se interessando sobre o assunto e comprando cordéis em geral!
ResponderExcluirAssisti o vídeo e realmente explica direitinho.
Acho bem legal o jeito dele grafitar se inspirando na xilogravura alem de ficar mais bonito fica mais legal e também achei legal que o grafite é feito pra todos,não só para pobre, rico, velho, quem não estuda ou quem estuda que pode fazer o grafite, todos podem.E também é legal, pois ele se expressa grafitando. Aluno:Victor Berbat;turma:606;Turno: Tarde
ResponderExcluirMuito perfeitos e caprichoso os trabalhos dele! Simplesmente sensacional a forma que ele usa o grafite e a xilogravura para expressar seus sentimentos! - Luiza Ribeiro - 603
ResponderExcluirEsse vídeo é bastante interessante porque o primeiro grafiteiro se inspira na arte naif que é parecida com a xilogravura e ele diz que os desenhos são simples, mas se torna difícil fazer algo tão simples.Ele também cita a seguinte frase que me chamou muita atenção:"Podre, rico, jovem, velho, gente que estudou, que não estudou, tá ali pra todo mundo".
ResponderExcluirO segundo grafiteiro se inspira na xilogravura, e foi com essa técnica que ele fez um símbolo da Coca-Cola, que por sinal ficou lindo.
Muito interessante a mistura da xilogravura com o grafite.Acho que isso é um modo de acabar com o preconceito da cultura urbana com a cultura do sertão,pois infelismente,em pleno século XXI muitas pessoas da cidade ainda tem esse preconceito bobo.
ResponderExcluirNossaa! Adorei o vídeo. São muito bonito os desenhos, muito legal a pintura e as cores que ele usa! Muito bonito e legal mesmo! Adorei
ResponderExcluirAna Clara Costa-604
Nossa, que legal esse vídeo. Bem interessante saber que as pessoas continuam fazendo (como você, professora Raquel, nos informou) Cordel de um jeito diferente e divertido. E bem difícil fazer essa xilogravura, mas ficou muito legal, bem bonito, como gosto de grafiti e adorei a ideia de aprender cordel, juntando os dois fica muito legal! Esse cara faz desenhos de uma época bem antiga, transformando tudo isso em uma forma mais dos dias de hoje, :D. Adorei o vídeo
ResponderExcluirNome: Ana Clara Costa
Turma: 604
Turno: Tarde
Victor Berbat, não sei onde foi parar seu outro comentário (depois vou procurar), mas a "batalha de cordel" se chama "peleja" (lembra?) e você pode assistir a uma na Feira de São Cristóvão!
ResponderExcluirRealmente, é muito interessante saber que algumas pessoas continuam fazendo cordel até hoje, mas só que de uma forma diferente.. trazendo mais pra realidade atual e muitos expressam até seus sentimentos em Cordéis.
ResponderExcluirAlém do mais, é muito difícil fazer xilogravuras, mas todos conseguem criar de uma forma mais divertida e alegre como se fosse uma simples brincadeira e caprichosa para estampar capas e ilustrações de cordéis.
E é uma mistura bem legal de grafite com xilogravura, pois qualquer pessoa de alta ou baixa renda pode fazer para si mesmo ou para capas de Cordéis.
Nome: Adrielle Rodrigues
Turma: 6O4 - 6ºano
Turno: 2º - Tarde
Esse video é super interessante e esse cara é um genio,quem diria que o cordel está presente até ai!!!!
ResponderExcluirNome:Elliabh
Turma:604
Turno:tarde
Eu adorei esse vídeo pois eu gosto de grafite, e esse homem mistura a xilogravura com o grafite.. Uma ótima ideia !
ResponderExcluirNão é fácil fazer xilogravuras e depois grafita-las.. Admiro muito o trabalho dele,é bonito demais !
Muito interessante ele grafitar se inspirando na xilogravura.
Nome: Gabriella
Turma: 606
Turno: Tarde
Muito sHow o jeito que ele "faz" as imagens de grafite ,inspirado nas caracterÍsticas da xilogravura.Uma boa sugestão,seria também ,que além de fazer isso,ele,poderia colocar TEMAS semelhantes aos das xilogravuras originais.E o grafite também é muito interessante,até mesmo o quanto ele se arrisca para isso; Subindo em lugares muito altos ! E também é preciso muita força para raspa a madeira...Não é para qualquer um! Essa ARTE...Pena que hoje em dia muitos encaram mal!
ResponderExcluirProfessora,esqueci de colocar nome no meu comentário...Provavelmente o anterior,que termina com a frase "pena que muitos encaram mal"...Nome:Emanuela Fonseca//Turma:602...
ResponderExcluirOk!
ExcluirO vídeo é muito interessante. Mostra que não só autores conhecidos e renomados são capazes de desenvolver este tipo de trabalho, envolvendo cordéis e xilografia, mas também pessoas de diversas áreas. Este grafiteiro é o exemplo disso.
ResponderExcluirRealmente incrível as xilogravuras serem o estímulo para o trabalho deste profissional.
Nome: Mellody Maria
Turma: 606
Boa noite professora!!!!
Ele é muito talentoso !
ResponderExcluirEle poderia criar uma poesia estilo de cordel, e colocar ao lado do grafite.
Isso mostra que nós devemos acabar com o preconceito com as pessoas que veem do sertão. E também foram eles os "criadores" dessa arte que já é conhecida por muitas outras pessoas.
E já virou uma cultura.
Nome: Vania Souza
Turma: 602
Eu achei o vídeo muito interessante, pois é como ele diz qualquer um pode ser um grafiteiro ou xilogravista é só se empenhar em aprender esta arte, considerada diferente hoje em dia.
ResponderExcluir"Todos temos nossas formas totalmente diferentes de se expressar."
samella moreira
turma:604
MAS É VERDADE O CARA É FERA,ELE REALMENTE PODERIA CRIAR CORDÉIS, IRIA FICAR MUITO BONITO!!!
ResponderExcluirO artista é muito criativo. A sua ideia de juntar o grafite com a xilogravura é super legal... O vídeo é ótimo, pois mostra como se faz uma xilogravura.
ResponderExcluirObs. Esta é a minha terceira tentativa de publicar o meu comentário.
A 1ª foi no dia 19/05/13. Hoje publiquei como anônimo.
VINÍCIUS HENRIQUE LIRA DO NASCIMENTO
TURMA: 606