quinta-feira, 4 de julho de 2013

A PESTE DA JANICE - O CONTO!

Vejam só o que eu achei! O conto que inspirou o vídeo!

Será que alguém ousa relatar quais são as principais diferenças entre o conto e o curta? De que trechos do conto você mais gostou? Você achou difícil de ler? Você passou a interpretar o curta de maneira diferente depois de ler o conto? De que forma?
(Clique na imagem que ela aumenta de tamanho.)

Referência completa do conto: FISCHER, Luís Augusto. A peste da Janice. In: Escuro, claro: contos reunidos. Porto Alegre: L&PM, 2009.







30 comentários:

  1. Eu li o comentário em algum site de que "A peste da Janice" era um conto. Procurei e procurei pela internet mas não achei. Então nem comentei na aula pois achava que era mentira =/

    Caroline, 603

    ResponderExcluir
  2. Sarah Gomes, 603:

    Gostei do texto e não achei muito difícil de ler. Aqui estão as principais diferenças numeradas de 1 a 8:
    1- No vídeo, Janice diz que só tem mãe e avó. Já o texto diz que ela tem pai, mãe e irmão;
    2- O texto também diz que ela se destaca como aluna e é querida por todos, mas o curta não mostra isso em nenhum momento;
    3- O texto fala que é uma escola católica e de freiras, mas o vídeo não deixa isso claro;
    4- O motivo da bronca que a gordinha levou foi diferente nos dois;
    5- No texto, Janice fala que mora com a tia e com mais algumas crianças, porém no curta ela mesma fala que mora com a avó e a mãe;
    6- No vídeo, Janice recusa todos os convites de Virgínia. Mas no texto ela aceita e vai estudar com a menina de olhos angelicais;
    7- A menina de olhos angelicais muda de personalidade conscientemente no texto, no curta não;
    8- O texto não nomeia a menina, que no vídeo é Virgínia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No número 1 e 2 o conto está se referindo à Menina dos olhos angelicais e não à Janice, pelo o que eu entendi...

      Victória Maria Tourinho (606)

      Excluir
  3. Realmente o texto é um pouco diferente do vídeo.. Por exemplo: no texto diz que a Janice tem pai, mãe e irmão, mas no vídeo só fala que a Janice tem mãe e avó. Também observei que no texto, Janice fala que mora com a tia e algumas crianças, mas no vídeo ela diz que mora somente com a avó e a mãe.

    ResponderExcluir
  4. O texto tem mais informações que no video! Achei legal, pois tem coisas diferentes do que no videos, por exemplo, ela não fala da avó, não fala o nome de Virgínia e ela é a mais querida da turma!

    Leticia Muniz, 604

    ResponderExcluir
  5. Rayanne Pereira, 6064 de julho de 2013 às 16:44

    No conto tem mais informações sobre os personagens, no curta tem poucas informações (alguns parentes).
    No conto fica claro que a menina dos olhos angelicais (Virgínea)
    é a personagem principal, já no curta fica meio confuso e parece que a Janice é a personagem principal.
    A gordinha levou bronca por motivos diferentes.
    Eu gostei mais da parte do início que é também o final, é muito legal, a fala do narrador é quase a mesma, só que no curta ela é um pouco resumida.
    A leitura não foi difícil. Da mesma maneira que eu interpretei o conto eu interpretei o curta.

    ResponderExcluir
  6. prof nao consegui ler as letras estão muito pequenas! onde vc achou?

    ResponderExcluir
  7. No curta tem poucas informações, no conto eu entendi melhor a história, porque tem mais detalhes. Aparecem algumas informações no conto que não aparecem no curta. Algumas diferenças:
    No conto, Janice morava com mais alguns parentes;
    No conto diz que Virgínia tem olhos angelicais;
    O conto deixa bem claro que Virgínia é uma ótima aluna e é querida por todos;
    O conto diz que o colégio em que Janice começou a estudar é um colégio de freiras;
    No conto, a menina gordinha levou bronca por conversar e no vídeo por tentar jogar uma coisa na Janice;
    No conto, Janice vai na casa da Virgínia para estudar;
    No conto, a menina de olhos angelicais é a personagem principal e no vídeo parece que é a Janice;
    O conto deixa claro a escolha da menina de olhos angelicais.
    Eu gostei da parte final.
    Eu não achei difícil de ler o conto.
    Eu interpretei o conto um pouco diferente do vídeo, porque contém mais informações.

    Gabriella, turma 606.

    ResponderExcluir
  8. Adriano Antônio, 6065 de julho de 2013 às 05:16

    eu gostei da historia pois, no curta as informações são as mesmas só que resumidas, e como se fosse uma simplificação para nos leitores...No curta as informações estão claras, nesse texto nós temos que nos esforçar um pouco para entender...o final e diferente do curta e a cena final não se coincide com a do curta.

    ResponderExcluir
  9. Achei o texto muito legal e interessante,espero que outras pessoas achem tbm!!!

    ResponderExcluir
  10. Nathalia e Lorena: é só clicar na imagem que ela vai abrir em tamanho maior. Depois é só dar zoom!

    ResponderExcluir
  11. Achei muito melhor, pois foi mais detalhado e acho que entendi melhor o final.
    Isabela da Cruz - 603

    ResponderExcluir
  12. Gustavo Duarte,606
    Não achei muito difícil de ler.
    A maior diferença do curta para o texto,na minha opinião,é que o texto especifica mais os personagens que o curta.Além do fato de deixar muito vago a especificação de quem é o personagem principal(é Janice ou a menina de olhos azuis,Virgínia).Em um trecho,o narrador deixa claro o que Janice iria falar para a "gordinha",achei esse trecho muito formal para uma garota de apenas 6 anos.
    O trecho que eu mais gostei foi o que a mãe de Janice não quis acabar com os sonhos e expectativas de sua filha,não falando o que ela pensava do novo colégio de Janice.
    Minha opinião sobre o curta não mudou muito,pois no texto não especificava o que acontece depois do final.Será que Virgínia irá passar a peste?OU ficará do lado de Janice?Isso eu pelo menos não sei!

    ResponderExcluir
  13. Era em algum livro de várias histórias? Se for, qual?
    Bheatriz Turma: 602

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Referência completa do conto: FISCHER, Luís Augusto. A peste da Janice. In: Escuro, claro: contos reunidos. Porto Alegre: L&PM, 2009.

      Excluir
  14. Achei fácil de ler. Achei que o conto transmite mais informações do que o curta. Ex.: No conto, a Janice vai na casa da Virgínia para estudar e no curta isso não acontece.
    No conto, as informações ficam claras, no curta não. A pessoa precisa raciocinar para entender o que pode acontecer.
    No conto deixa claro que a Virgínia não passa a peste da Janice e no curta isso não fica esclarecido.
    No curta, o nome da menina dos olhos angelicais é Virgínia e o no conto não fala isso.

    Isabella, 606.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante... Sua interpretação sobre os desfechos foi diferente da interpretação da maioria dos alunos!

      Excluir
  15. A Isabella (606) disse que no conto fica claro que a "Menina do olhos angelicais" não passa o gesto adiante, porém eu não acho que fique claro se ela passou ou não a peste adiante. Bem, eu realmente achei mais completo o conto. O conto várias vezes faz referência ao acontecimento ( em que a menina vai ou não passar a peste ), isso faz com que o curta-metragem faça mais sentido (e até o próprio texto). Os pensamentos da menina são super importantes para uma melhor compreensão da história, o curta-metragem deveria mostrar isso! Eu achei interessante ( e que está bem mais claro no texto ) que a menina quer o bem da Janice e o bem das outras meninas, e por isso queria alertar elas do que estavam fazendo com a Janice ( mesmo assim sabia que poderia perder a amizade delas), porém no conto a menina apresenta uma certa indecisão entre a Janice e as outras meninas que do jeito que está escrito parece que a amizade entre a classe e a menina é apenas pelas idas à festas em casas de dois andares com garagens grandes... Ela( a menina )parece bem mais interessada no que as meninas acham no conto do que no curta-metragem.
    Eu acho que a mudança do nome da "Menina dos olhos angelicais" é importante para uma fato: tirar o foco dela e fazer "você" pensar mais ainda no que a Janice está passando.
    Uma grande diferença do curta-metragem e o conto é que pode-se interpretar diferentes morais, por exemplo: No conto pode-se dizer ( sem muita dúvida )que a menina poderia muito bem passar a peste adiante, já no curta, pode-se dizer que a menina emfim acabou com a "peste".

    Victória Maria Tourinho (606)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito, Victória. Estava esperando alguém perceber que os os pensamentos da menina dos olhos angelicais tornam o texto um pouco mais complexo que o curta. Sentimos melhor sua personalidade e sua indecisão do conto por causa disso. A observação sobre o nome também foi boa...

      Excluir
  16. Prof amei e ao mesmo tempo odiei a diferença é q no video ela nao tem pai nem irmao etc. Nesse "livro" tem. (Nathalia, 604)

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do conto, achei a leitura fácil e legal,no curta o nome da menina era Virgínia e no conto é só meninas dos olhos angelicais, no conto não da muito bem pra saber quem é a personagem principal, eu achei interessante também que no meio do texto voltam pra falar do final, no conto os leitores ja sabem a escolha da menina no final e no curta decha um suspense. Minha interpretação foi diferente, pois no conto as coisas são muito mais esclarecidas.

    ResponderExcluir
  18. Bom, no vídeo, Janice não tinha pai, nem irmão, nem tia. No texto, fica mais evidente que "a menina de olhos angelicais" mudava de comportamento na escola com as outras meninas, além de outros fatos que alguns não entenderam. Eu achava que no texto, o final tinha ficado mais complexo, só que eu pensei mais um pouco e foi fácil de entender.(Giovani, 603)

    ResponderExcluir
  19. Gostei tanto de assistir o curta, quanto de ler o conto (que foi de fácil leitura). Porém as diferenças existem, é claro. Principalmente em relação a nossa imaginação.
    No conto nossa imaginação "trabalha" mais, pois nós conseguimos visualizar mentalmente as cenas e dar vida a elas.
    Mas também podemos comparar com outros tipos de diferenças, como: no conto Janice morava com a mãe, uma tia e algumas crianças; as duas estudaram juntas na casa da menina de olhos angelicais...
    O que mais gostei no conto foi que a mãe de Janice, apesar de saber de todas as dificuldades que a filha enfrentaria, não desistiu de colocá-lá no colégio, permitindo que ela vivesse cada momento. E sem relatar à menina o que estava por vir, o que ela ainda passaria... Permitiu que ela vivesse cada momento e pudesse aprender com a vida.
    E o melhor nós dois, tanto no curta, quanto no conto, é que o desfecho fica por conta da imaginação de leitor.... Fica a pergunta... Qual será a reação de Virgínia/menina de olhos angelicais???

    Mellody, 606

    ResponderExcluir
  20. Professora raquel, é como você disse no video a Janice parece a principal mas no conto é diferente é a Virgínia, que nem tem nome no conto
    Giovana 606

    ResponderExcluir
  21. Bem,a diferença que eu encontrei, é que no conto a "menina dos olhos angelicais" é tratada como "principal" , pois parece que o conto girou mais em torno dela.
    O trecho que mais gostei, foi o momento em que a "menina dos olhos angelicais" pega em um material que supostamente teria sido "contaminado" pela Janice.Gostei dessa parte pois eu gosto do ar de suspense nos contos.
    Minha interpretação não mudou muito,pois o conto e o curta acabam da mesma maneira.
    A leitura de certa forma não foi fácil e nem difícil.Foi questão de concentração.

    Vinícius Henrique
    606

    ResponderExcluir
  22. professora você tinha razão. No video a Janice é a personagem principal porém no conto é totalmente diferente! a Virgínia(que só tem este nome no video pois no conto o nome dela nem aparece.

    De: Marlon Luiz

    Turma:604

    ResponderExcluir
  23. Achei bem diferente o curta do conto o conto esta bem mais esclarecido eu também achei legal que todos os leitores ficam indecisos para saber quem é a personagem principal a menina dos olhos azuis (Virgínia) ou a Janice e também achei interessante que o texto fica voltando na primeira cena para nós leitores imaginarmos o que será que vai acontecer a Virgínia continua ou não com a peste?!
    Obs: É a 2º vez que tento comentar
    Aluno: Victor Berbat (606)

    ResponderExcluir
  24. Profª. Raquel,
    Eu fiz um comentário e não publicado. A senhora recebeu? Mesmo não tendo sido publicado?
    Obrigado,
    Vinícius Henrique Lira do Nascimento Turma 606

    ResponderExcluir